As 9 perguntas mais comuns sobre como empreender no mercado de energia solar

As 9 perguntas mais comuns sobre como empreender no mercado de energia solar

Na crise econômica, montar um negócio pode ser uma forma de fugir do desemprego ou, ainda, uma oportunidade de ganhar mais do que como funcionário. No entanto, o período de incertezas aumenta o medo de o empreendimento ir por água abaixo. Sendo assim, como saber qual ideia de negócio dá certo em uma época em que todas as moedas são contadas?

Atualmente, inúmeras pesquisas e dados demonstram que empreender no mercado de energia solar é uma ótima opção, pois o segmento vem despontando no Brasil como o mais promissor para novos empreendedores.

No entanto, a decisão de empreender é muito delicada, principalmente diante do atual cenário. Por isso, destacamos as 9 dúvidas mais frequentes de como empreender neste mercado e ajudamos você a saná-las. Confira!

 

1. Quais são os primeiros passos que devo tomar para me tornar um empreendedor solar?

O primeiro passo é a qualificação. Por se tratar de uma área bem técnica, você precisa de conhecimentos específicos sobre equipamentos e sobre seu funcionamento. Seu negócio dependerá deles na tomada de decisão e nos desfechos operacionais.

Outra prática importante é sempre prezar pela qualidade dos serviços prestados. Esse item está intimamente ligado à qualificação, da qual você não deve abrir mão nunca. É sua qualidade que vai diferenciá-lo no mercado e vai evitar futuras dores de cabeça, durante e após a instalação do sistema solar.

 

2. Como devo me posicionar no mercado de energia solar?

Inicialmente, o empreendedor deve ter em mente qual o nicho de atuação que pretende trabalhar e qual o tamanho do investimento que pode fazer. Ou seja, quanto dinheiro e estudo pretende aplicar.

Atualmente, o mercado de geração centralizada é o menos atrativo para pequenas empresas com baixo poder de investimento. As soluções off-grid também apresentam baixo grau de atratividade, já que têm pouca demanda e aplicações muito específicas.

Sem dúvida, hoje o sistema solar on-grid, em especial a microgeração distribuída, é o grande mercado a se explorar dentro do setor solar.

 

3. Dentro do mercado solar on-grid, no que tenho que me especializar? Ou devo encarar toda a operação?

Essa pergunta também está relacionada com o seu poder de investimento e o quão grande será sua estrutura de suporte. Para pequenas empresas existentes ou profissionais que estão buscando empreender, o recomendado é que se atue somente em uma fatia da operação.

A operação é basicamente realizada por três agentes, o intermediador, o projetista e o integrador. Cada um deles pode se posicionar no mercado de maneira distinta. O intermediador é o que apresenta menor risco porque o mesmo será o responsável pela negociação do sistema e tem todo o mercado para explorar.

O projetista necessita de conhecimento especializado e formação técnica para desempenhar os projetos, no entanto, depende muito do intermediador. O instalador focará suas ações na instalação e operacionalização do sistema, despenderá de um custo inicial de capacitação e investimento em equipamentos e veículo.

Já o integrador é aquele que realiza todas as operações do sistema, desde a negociação até a instalação. Embora ele consiga ter um ganho maior, terá todo um envolvimento em compras, escolha de fornecedores, assistência técnica, acompanhamento e gestão dos projetos nas concessionárias, também porque precisa ter um poder de investimento muito maior para poder realizar a compra dos materiais.

 

4. Como faço para conseguir identificar uma oportunidade de negócio?

Como qualquer negócio, é muito importante que o empreendedor de energia solar tenha um conhecimento do mercado e de potenciais compradores do sistema. A partir dessa visão, deverá buscar conhecimento para identificar o nicho que tem uma maior probabilidade de investir em energia solar. Definindo essas métricas, é possível criar uma estratégia de prospecções, negócios e previsões de receita.

5. Qual é o perfil do cliente que vou encontrar?

O cliente que compra energia solar, normalmente, estudou bem sobre o assunto e tem ótimo conhecimento do funcionamento e da análise financeira. Então, é muito importante que você tenha muito conhecimento para poder dialogar como uma autoridade no assunto, passando confiança ao cliente e esclarecendo quaisquer dúvidas que o mesmo ainda tenha.

 

6. Como é assistência pós-instalação?

Se você estiver bem qualificado, o projeto e a instalação serão bem realizados e isso vai eliminar boa parte dos possíveis problemas que podem ocorrer. O sistema tem grande durabilidade e dificilmente vai trazer transtornos pós-obra. Você, como integrador, terá que se envolver com questionamentos dos clientes, com faturas de energia e outras dúvidas.

 

7. A energia solar é um bom investimento no momento?

Independentemente da situação econômica atual, as perspectivas em relação à energia solar são promissoras em nosso país. Em 2018, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiou pessoas físicas com interesse no programa de microgeração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelou que, desde 2013, a quantidade de conexões relacionadas à microgeração subiu de 23 para 30.900, sendo 99% desse total de energia solar. Os preços dos equipamentos também tendem a cair, o que reduz o capital inicial de investimento.

Além disso, os custos com energia elétrica no Brasil estão muito altos, estimulando os consumidores a buscarem soluções alternativas para reduzir despesas mensais. Outro fator que explica por que empreender no mercado de energia solar vale a pena é que o clima tropical do país favorece altos índices de insolação em diferentes cidades e estados, mesmo em regiões frias, como a Região Sul e parte da Região Sudeste.

 

8. Qual a relevância da energia solar para reduzir o impacto no meio ambiente?

As chamadas “tecnologias limpas” podem diminuir bastante o impacto ambiental, seja em residências, seja em empresas e, principalmente, quando usadas por indústrias. A possibilidade de produzir sem ter que entrar em atrito com o meio ambiente, as ONGs ambientalistas e o governo é atrativa para os pequenos, médios e grandes empreendedores e para o consumidor pessoa física que busca soluções mais sustentáveis.

Ingressar no mercado de energia solar permite a aplicação do “marketing verde”, ou seja, o empreendedor estará vendendo produtos e oferecendo serviços que são benéficos ao meio ambiente. Dessa forma, a sua empresa estará vinculada a uma imagem ecologicamente correta.

A energia solar é permanente e renova-se a cada dia, não poluindo nem causando danos ao ecossistema. O sol irradia diariamente um potencial de energia muito alto, superior aos outros sistemas que geram eletricidade. Esse astro é, na verdade, a fonte básica para todas as outras fontes de energia.

Em relação ao meio ambiente, a energia solar exibe muitas vantagens:

  • não é poluente;
  • não agrava o efeito estufa;
  • não requer turbinas nem geradores;
  • cada metro quadrado de painel fotovoltaico instalado representa 56 metros quadrados a menos de áreas férteis inundadas para a instalação de usinas hidrelétricas.

Considere, ainda, que uma parte do milionésimo de energia do sol que o Brasil recebe durante o ano pode fornecer um suprimento de eletricidade que equivale a:

  • duas vezes a energia fornecida pelo carvão mineral;
  • quatro vezes a energia oferecida por uma hidrelétrica;
  • 54% do petróleo nacional.

 

9. Quais as vantagens de empreender no mercado de energia solar?

Além de contribuir para uma sociedade e uma economia mais sustentáveis, empreender no mercado de energia solar oferece um payback (retorno do investimento) relativamente baixo (3 a 5 anos). Como já realçamos, trata-se de um setor em expansão que é bastante promissor, uma tendência que se consolidará ao longo dos anos, considerando os fatores favoráveis, como alternativa menos cara que a energia elétrica tradicional e clima propício para a captação de energia solar.

Trabalhando com sistemas fotovoltaicos, o empreendedor poderá conquistar relevantes certificados de produtos e serviços que relacionam os processos de seu negócio às práticas sustentáveis. Certamente, é um diferencial competitivo investir em um setor cuja importância aumenta cada vez mais, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Enfim, podemos afirmar que empreender no mercado de energia solar é uma boa opção para qualquer empreendedor, mesmo os que já atuam em outro segmento!

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